quinta-feira, 31 de março de 2016

Ministro Barroso: Meu Deus do céu! O PMDB é a nossa alternativa de poder!


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou a estudantes nesta quinta-feira (31) uma crítica ao PMDB como "alternativa de poder".

No início da tarde, ele teve um encontro com bolsistas da Fundação Lemann em um dos plenários do tribunal. O ministro estava sentado ao lado de um mediador que fazia as perguntas e ele respondia. Numa das respostas, comentou o ambiente político do país e disse que se tornou "um espaço de corrupção generalizada".

"Quando anteontem o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e disse: 'Meu Deus do céu! Essa é nossa alternativa de poder. Não vou fulanizar, mas quem viu a foto sabe do que estou falando", afirmou.

A audiência foi filmada e transmitida no sistema interno do STF. Antes dos comentários, o ministro frisou que estava falando em um "ambiente acadêmico" e depois perguntou se sua fala estava sendo gravada. Ao saber que sim, se queixou com auxiliares e pediu para "desgravar".

Barroso iniciou o comentário afirmando que a política "morreu", mas se corrigiu noutro momento, antes, porém, de pedir para desgravar. "Talvez eu tenha exagerado. Mas ela está gravemente enferma", disse.

Para o ministro, "o sistema político que não tem o mínimo de legitimidade democrática. Ele deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento. E se tornou um espaço de corrupção generalizada".


G1
Ministro Barroso: Meu Deus do céu! O PMDB é a nossa alternativa de poder!
4 / 5
Oleh