quinta-feira, 14 de abril de 2016

ATENÇÃO! Lula montou um frente parlamentar que conta com 186 assinaturas de Deputados contra o GOLPE


Articulada diretamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma frente parlamentar com 186 assinaturas de deputados federais, número suficiente para barrar o impeachment, será lançada nesta quinta-feira (14) na Câmara.

O ex-presidente articulou, do quarto do hotel em que montou um QG anti-impeachment, em Brasília, o lançamento de um manifesto em defesa da democracia com o objetivo de comprometer deputados com o voto contrário ao impeachment no domingo (17).

Apesar disso, o ex-presidente admitiu com aliados que estiveram com ele que a atual situação do governo é difícil, principalmente pelo efeito manada gerado pelos recentes desembarques de partidos como PP e PSD. Tanto ele como o Palácio do Planalto entendem que, se houver vitória, será por uma margem apertada.

Segundo a Folha apurou, Lula disse a deputados do PT e do PC do B, envolvidos pessoalmente na construção do que chamam de frente pela democracia, que era necessário mais de 172 assinaturas para publicar o documento.

Caso contrário, era melhor deixar a ideia de lado. Isso porque 172 é o número de votos (ou abstenções) que o governo precisa ter no plenário da Câmara dos Deputados no domingo para barrar o impeachment de Dilma Rousseff.

Até o início da noite de quarta, Lula e os aliados ainda costuravam a lista. Na manhã desta quinta, dirigentes do PC do B avisaram ao ex-presidente que haviam superado a marca exigida por ele.

A presidente do PC do B, deputada Luciana Santos (PE), anunciou que vai protocolar ainda nesta quinta, na Câmara, o que chamaram de Frente Mista em Defesa da Democracia, com assinaturas de 185 deputados e 30 senadores.

Segundo o documento, a frente se propõe a atuar "na defesa da democracia como princípio, dado o momento de grande complexidade no cenário da política brasileira, onde as instituições e a legitimidade do voto estão sendo postos em cheque".

Leia mais na Folha.
ATENÇÃO! Lula montou um frente parlamentar que conta com 186 assinaturas de Deputados contra o GOLPE
4 / 5
Oleh