segunda-feira, 2 de maio de 2016

FHC comete outra gafe com os professores, por Luciano Tavares


O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso cometeu hoje uma gafe com os professores durante a cerimônia de entrega do prêmio nacional do Finep de inovação tecnológica.

Ao relatar sua experiência como professor no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA), FHC afirmou que os pesquisadores e bolsistas da universidade que não conseguiam produzir viravam professores.

"Se a pessoa não consegue produzir, coitado, vai ser professor. Então fica a angústia: se ele vai ter um nome na praça ou se ele vai dar aula a vida inteira e repetir o que os outros fazem", afirmou o presidente.

Minha opinião:

Vossa Excelência, o Presidente Fernando Henrique Cardoso, acredito que não soube aproveitar seus tempos em que estava em Princeton. Lá, se forem pesquisar na fonte (https://writing.princeton.edu/semina…/teaching-opportunities), poderão constatar que o Lecturer, assim chamado o Professor dedicado ao ensino, é tão nobre quanto um Reseacher, o Professor dedicado à Pesquisa. Aliás, acredito que o Sr. FHC deva ter usufruído dos bons Professores da USP, quando estudante, mas infelizmente NÃO APRENDIDO as lições ensinadas. É com grande tristeza que leio tal notícia, em especial por saber que este foi o Presidente de nossa República. Um amigo e Professor, aqui no facebook, dias atrás disse: "Não me chamem de Intelectual". Pois bem, vossa Excelência o Presidente FHC gosta de ostentar o status de Intelectual. Ora, ei de concordar com meu amigo aqui da rede social. Se isto for ser Intelectual, e se isto for ser parâmetro para avanço em Ciência e Tecnologia, estamos de fato em mãos erradas.

Acho que o que ocorreu não foi GAFE, mas sim uma aberração, como tantas outras que temos visto AO VIVO. Não tendo forças aqui para mudar tal situação, gostaria muito de ver a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), emitirem manisfesto contrário a essa afronta ao saber. Desculpe vossa Excelência FHC, mas seria bom um período sabático em Priceton para tentar recuperar o "waste time" do seu passado, quem sabe ainda dá tempo de aprender algo útil. Certamente essa não é a visão da Universidade que nada mais nada menos teve como Professor, Lecturer and Researcher, o senhor Albert Einstein.
FHC comete outra gafe com os professores, por Luciano Tavares
4 / 5
Oleh